quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A Luz Através da Janela

luzatravesdajanela
A Luz Através da Janela um livro espetacular, com uma história rica em detalhes sobre o seu tempo e cenário, nos faz viajar ao passado, nos envolve com os seus detalhes ricos e seu enredo histórico, ficamos em dois cenários, o da França atual e da Segunda Guerra Mundial.
Emilie de la Martinières é uma jovem nascida em uma família rica e aristocrática da França, não liga para o significado de sua linhagem familiar até que a mãe, a derradeira remanescente de seu clã, os De La Martinières, morre.
Herdeira de um château rural, Emilie fica arrasada com a perda materna, mas não por ter ser muito ligada a sua mãe, mas por sua mãe ter sido muito distante, por só ostentar seus luxos e vaidades, deixando para trás a sua maternidade, seu primeiro desejo é se desfazer de todas as propriedades para poder retomar seu trabalhocomo médica veterinária. É então que surge Sebastian Carruthers, praticamente do nada, se desmancha em gentilezas e a ajuda a resolver a parte burocrática de seu legado. Através desta amizade e companheirismo eles acabam se envolvendo e se casando. Depois ela se instala na residência de Sebastian, Blackmoor Hall, localizada em Yorkshire, legado de Constance, avó dos jovens irmãos. Aí Emilie conhece Alex, o cunhado, que vive na cadeira de rodas. E logo se sucedem eventos inesperados e descobertas relacionadas ao passado familiar e aos tempos presentes.
Como eu disse a história tem dois tempos, o outro núcleo narrativo se passa em 1943 e 1944. Nesta época Constance é uma espiã inglesa enviada à França com a missão de colaborar com a SOE, Special Operations Executive, organização britânica que oferecia assessoria aos movimentos locais de resistência na Europa ocupada pelos nazistas.
Quando a jovem chega na França seus amigos são presos e ela encontra abrigo na casa de  Édouard, um nobre poderoso que se infiltra entre os nazistas com a intenção de socorrer a SOE. Este aristocrata se tornaria, mais tarde, o pai de Emilie. Constance imediatamente conquista a amizade de sua irmã, Sophia, que foi privada da visão, mas adora criar poesias. Assim ela mantem seu disfarce e está protegida em companhia dos De La Martinières.
Toda a trama inicia-se neste momento, é um livro muito envolvente, quanto mais lemos , mais queremos lê-lo, eu li em dois dias, não conseguia largá-lo, amei cada momento, odiei alguns personagens, vibrei com outro, chorei a beça, enriqueci mais o meu conhecimento sobre a Segunda Guerra Mundial, já que eu fiz umas pesquisas paralelas, que tornaram a leitura deste livro bem mais interessante.
“Segredos do passado que irão influenciar o presente.”
Estou encantada, apaixonada pela leitura deste mesmo, recomendo a todos!
Tatiana Sampaio
download
Li um comentário bastante interessante sobre este livro que retrata bem sua sinapse, confiram :
“Neste livro a autora tenta provar a tese de que ter o conhecimento do que se passou no pretérito pode possibilitar a libertação do futuro. Assim ela desenvolve sua história em duas temporalidades distintas para no final conectá-las entre si.E tudo gira em torno de eventos que se desenrolaram durante a Segunda Grande Guerra.  Ana Lúcia Santana”
Lucinda

Lucinda Riley nasceu em território irlandês e passou sua infância conhecendo outros países, especialmente o Extremo Oriente, em visitas ao pai. Ao se radicar em Londres ela se transformou em intérprete teatral, televisiva e cinematográfica. Ao completar 24 anos a jovem assumiu a trajetória literária, inspirada por sua vivência no teatro.
Logo depois a autora criou sete obras assinadas por seu pseudônimo, Lucinda Edmonds; elas foram publicadas em 14 países. Hoje a escritora reside entre os Estados Unidos e a França, ao lado do esposo e de seus quatro filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário