quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Esperança

esperança
“A jovem Katniss Everdeen sobreviveu aos mortais Hunger Games não apenas uma, mas duas vezes, e mesmo assim ela não tem descanso. Na verdade, os perigos parecem estar se agravando: o Presidente Snow declarou guerra contra Katniss, sua família, seus amigos, e todas as pessoas oprimidas do Distrito 12.”
Esperança é o último livro da trilogia de Jogos Vorazes, considero este livro especial, depois de um final que nos deixa com ansiedade no livro Em chamas, Esperança nos dá o êxtase.
Os vitoriosos são resgatados da arena do Massacre Quaternário. Claro que nem tudo saiu como o esperado. Katniss e Haymitch falharam na promessa de mantê-lo salvo. Peeta é capturado pela Capital . Para piorar, o distrito 12 foi destruído,após a “fuga”da arena da 75º edição, foi bombardeado, sem nenhuma piedade.
Katniss fora resgatada pelo distrito 13, este mesmo que todos pensavam que havia sido destruído, confesso que desde o primeiro livro que eu estava com uma “pulguinha” atrás da orelha em relação a este distrito, quando li que este estava firme e forte, senti uma leve revolta. Por que eles simplesmente deixaram os outros doze distritos a própria sorte? O treze é mais organizado e mais estruturado que a Capital! Coin (a presidente do distrito 13) chega a ser pior que Snow, me revoltei em saber que durante anos de miséria, fome e morte nos outros distritos , essa mulher não fez nada, muito sangue inocente fora derramado. Coin é má e brilhante ao mesmo tempo. Estranho, porém ao decorrer do livro, a gente compreende. E se revolta ainda mais…
Como disse, Coin é pior que Snow. Snow é muito claro em suas maldades, em seus planos sádicos e em sua postura aterrorizante. Coin gosta de dar a falsa sensação de esperança. De uma sociedade melhor se ela estiver no comando. O que ela sempre quis sempre foi muito claro: o lugar do presidente Snow. Contudo, não pode simplesmente atacar a Capital sem um motivo maior, sem – coloquemos assim – uma aprovação dos outros Distritos sem que haja um símbolo por trás de uma “causa importante”. E esse símbolo é a jovem Katniss, o Tordo.
Esperança é um livro pesado, violento, sanguinário, rico em detalhes de guerra, estrategista, mas interessante, envolvente e empolgante, vibrei com ele, fiquei totalmente envolvida com cada personagem que conheci, aprendi com muitos deles.
Recomendo a todos! Aliás a trilogia é espetacular, me tornei fã.
suzanne
Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962 e é filha de um oficial da Força Aérea americana, vive em Connecticut com o marido e os dois filhos. Recebeu um mestrado em Escrita Dramática pela New York University.
Iniciou a carreira em 1991, como escritora de programas infantis. Trabalhou em diversos programas para a Nickelodeon. Também foi a escritora-chefe de série animada Clifford’s Puppy Days, da Scholastic Entertainment. Suzanne recebeu uma nomeação na categoria desenho animado da Writers Guild of America por seu trabalho no aclamado especial de natal Santa, Baby! Depois de conhecer o autor James Proimos, quando ela trabalhava no programa Generation O! da KidsWB, se inspirou para escrever seus próprios livros voltados ao público jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário