quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O piquenique do Catapimba


Catapimba organizou um piquenique e convidou toda turma! E cada um convidou os amigos e por fim a rua toda foi...
Fizeram uma grande reunião escondidos da turma Sai-da-frente, que é do time de futebol da rua abaixo.
Decidiram que iria ser na represa, no domingo, todos levariam algo, mas não combinaram o que cada um iria levar, isso gerou uma enorme confusão, pois levaram coisas desencontradas, levaram churrasqueira, mas não havia carne, levaram feijão, mas não tinha panela, foi uma bagunça geral!
Mas a turma Sai-da-frente também foi fazer o seu piquenique e fizeram o mesmo que a turma Catapimba, eles foram de encontro a turma e falaram do que haviam levado, sabe o que aconteceu?
Todos acabaram juntando o que tinham e fizerma um animado e divertido piquenique.
Assim todos chegaram a conclusão que não podiam julgar alguém sem conhecer primeiro.
Esta é uma bela lição que Ruth Rocha nos ensina através desta literatura infantil.
Recomendo esta bela leitura para todas as idades, realmente vale a pena"
Resenha: Tatiana Sampaio
O piquenique do Catapimba
Autora: Ruth Rocha
Ilustrações: Mariana Massarini
Editora: Salamandra



Biografia


 Ruth Rocha (1931) é escritora brasileira, especializada em livros infantis. Foi eleita para a cadeira nº 38 da Academia Paulista de Letras. Seu livro "Marcelo, Marmelo, Martelo", vendeu mais de 1 milhão de cópias.
Ruth Rocha (1931) nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931. Tem formação em sociologia e atuou na área de educação. Escreveu para a Revista Cláudia, voltada para o público feminino. Escreveu também para a revista Educação.
Influenciada pelo escritor Monteiro Lobato, iniciou a carreira de escritora em 1976, com o livro, "Palavras Muitas Palavras". Porém, sua obra mais famosa é "Marcelo, Marmelo, Martelo", com tradução para diversas línguas. Mas sua escrita é rica também em conteúdos sociais, como por exemplo, o livro "Uma História de Rabos Presos", lançado no Congresso Nacional brasileiro, em 1989. Em 1990, lançou na sede das Organizações das Nações Unidas o livro "Declaração Universal dos Direitos Humanos Para Crianças".
Foi condecorada em 1998, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a Comenda da Ordem do Ministério da Cultura. Ganhou quatro prêmios Jabuti, considerado de grande valor para quem atua no ramo literário no Brasil, com destaque para o livro "Escrever e Criar", lançado em 2002.
Ruth Rocha foi escolhida para fazer parte do Pen Club-Associação Mundial dos escritores, localizada no Rio de Janeiro.
Biografia: e-Biografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário